RD |
Os chamados ecopontos demonstram a necessidade de perceber: tipos de lixo sua seleção e reaproveitamento.
Nestes tempos é comum ver ecopontos no interior de alguns estabelecimentos de ensino situados no primeiro de maio (largo das escolas) município de Luanda. Por iniciativa dos estudantes e professores das referidas instituições, foram instalados equipamentos de deposição seletiva de resíduos, de formas à consciencialização ambiental e reciclagem.
Existem três contentores para colocar, separadamente, os diferentes tipos de embalagens usadas. Cada contentor tem uma cor, que serve para distinguir o tipo de material a depositar. No contentor Amarelo: plástico e metal; no azul: papelão e cartão; e no de cor verde: vidro.
RD |
O controlo do depósito dos resíduos sólidos no contentor certo é feito pela associação dos estudantes, que intervém quando alunos, professores, pessoas afectas a escola e a comunidade em geral, não consegue distinguir ou não percebem para que servem estes ecopontos. Tudo no sentido de evitar o depósito de lixo no contentor errado e não puder ser reciclado.
Gouveia Malanje, estudante do 4º Ano de comunicação social da faculdade de ciências socias, afirma que iniciativas desafiadoras como esta ajudam a garantir a redução do volume de lixo, utilização de recursos naturais, economia de energia e redução da emissão de gases. Bem como, contribuem na redução dos custos de limpeza urbana, diminuição da necessidade de investimentos em novas áreas de aterros sanitários, além de incentivar a criação de novas empresas e empregos.
A seleção deteste resíduos possibilitam reciclagem de materiais que podem ser transformados e usados em novos produtos, com o objetivo de serem reutilizados. Através deste processo, os materiais que teriam como destino o lixo indiferenciado podem ser reaproveitados.
0 Comentários